SEMAGRI

Secretaria de agricultura de Rolim de Moura se destaca e conquista dois Prêmios Sebrae Prefeitura Empreendedora

O prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora aconteceu nesta quinta-feira, 11 de abril, em Porto Velho e Rolim de Moura (RO) foi a cidade destaque, liderando o pódio em duas classificações importantes: Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva, pelo projeto desenvolvido pela secretaria municipal de agricultura (SEMAGRI). O secretário de meio ambiente, Edson Bavaresco, representou a Administração Municipal no evento na capital.

Dionísio Pereira Braga, “Goiaba” que ocupou o cargo de secretário de agricultura em Rolim de Moura nos últimos anos atribui o reconhecimento do SEBRAE ao projeto que foi implantado pela Semagri. Ele explicou que a ideia de fortalecimento da suinocultura se iniciou quando o um abatedouro de suínos do município que é uma agroindústria familiar, o Frigo Machado, sinalizou à Secretaria Municipal de Agricultura que estava realizando a compra de animais em outros estados, pois na região não tinha oferta suficiente para atendê-lo, o qual realiza o abate de cerca de 90 animais por mês. Diante desse cenário, a secretaria municipal de agricultura, realizou a aquisição de animais de raças com dupla aptidão, carne e banha, que conseguem se adaptar as condições ambientais da região, Landrace, Large White e Duroc.

Após a aquisição de 44 suínos, sendo 40 fêmeas e 4 machos, realizou-se chamamento público de credenciamento de produtores rurais para recebê-los, no total foram credenciados 19 produtores. Em último levantamento realizado, já nasceram cerca de 540 animais. Com o projeto suínos a SEMAGRI Rolim de Moura visa ao longo dos anos alcançar futuros suinocultores e ao mesmo tempo fazer uma diversificação dentro da propriedade, levando mais uma fonte de renda aos produtores rolimourenses.

A prefeitura de Rolim de Moura, por meio SEMAGRI, inscreveu o projeto de suinocultura em 02 categorias: Empreendedorismo Rural, com o título – Suinocultura Sustentável: a força do crescimento regional e Inclusão Produtiva, com o título – Suinocultura Sustentável: Inclusão Produtiva em Rolim de Moura e venceu em ambas.

O prefeito Aldo Júlio lembrou que a atual gestão investiu muito forte no agro e parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e todos que estiveram envolvidos neste projeto, e mencionou o deputado estadual Cirone Deiró que disponibilizou a emenda para a aquisição dos animais, governo do estado por meio da SEAGRI que foi grande parceira,  e agradeceu principalmente aos produtores rurais que também abraçaram esse projeto, reforçou que a suinocultura se fortalece cada vez mais em Rolim de Moura, com incentivo do poder público.