SEMAGRI

Rolim de Moura sediou lançamento da colheita do café em evento solene na zona rural

A cidade de Rolim de Moura foi palco de um evento significativo que marcou o início da colheita de café no estado de Rondônia. A cerimônia oficial ocorreu na quarta-feira (10), na propriedade do renomado produtor de café, Paulo Berger, situada na Linha 180, quilômetro 12, lado Sul do município.

O evento, que simboliza um momento crucial para a agricultura estadual, foi promovido pelo Governo de Rondônia em colaboração com a Prefeitura de Rolim de Moura e a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), além de contar com o apoio de várias entidades do setor.

Durante a solenidade, o prefeito expressou sua emoção e satisfação: “Estou muito feliz em ver que a linha que eu cheguei há 40 anos atrás está sendo destacada em todo o estado de forma positiva. É uma honra levar nosso café robusta amazônico para o mundo. Como prefeito, sinto que cumpri minha missão de investir na nossa agricultura e fornecer equipamentos essenciais. Agradeço ao governo do estado por escolher Rolim de Moura para iniciar este período tão importante para a agricultura e a economia rondoniense.”

A propriedade da família Berger, que recebe assistência da secretaria municipal de agricultura (SEMAGRI) da equipe liderada pelo engenheiro agrônomo Josia Ludke, alcançou uma produção impressionante de 2.300 sacas de café no ano de 2023, cultivadas em uma área de 19 hectares. Para 2024, a expectativa é manter essa média de produção. Os clones de café cultivados na propriedade incluem os números 025, 08, 180, R22, AS2 e 03, selecionados especificamente para a produção comercial.

A mão de obra do cafezal é composta por membros da própria família Berger. Paulo Berger, o produtor, compartilhou suas reflexões sobre a importância da agricultura: “Nessa terra onde vivo, a agricultura transcende uma simples atividade; ela é uma indústria onde a família é a base e a terra, nosso capital. Nosso objetivo é aprimorar continuamente a produção de café, com foco especial na qualidade dos grãos que cultivamos.”

A abertura da colheita de café é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Emater-RO, da Idaron, e conta com a parceria da Embrapa, da Câmara Setorial do Café do Estado, da Caferon, do Sebrae, da Prefeitura Municipal de Rolim de Moura e dos cafeicultores da região. Este evento não apenas celebra o início de uma nova temporada de colheita, mas também reforça o compromisso com a excelência e a sustentabilidade na produção de café em Rondônia.