SEMUSA

SEMUSA realiza aplicação do medicamento Palivizumabe em crianças cardiopatas contra o vírus sincicial respiratório em Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal e Hospital Amélio João da Silva está imunizando os bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de uma infecção grave capaz de afetar os pulmões e os brônquios.

De acordo com a Farmacéutica Bioquímica da Coordenação Estadual de Imunizações-AGEVISA, responsável pela distribuição do Palivizumabe no estado de Rondônia, Annemarie Schossig, palivizumabe é um anticorpo que apresenta atividade neutralizante e inibidora contra o vírus sincicial respiratório. De acordo com o Ministério da Saúde, a profilaxia com a imunoglobulina é indicada para a prevenção de infecções respiratórias em crianças com maior risco de complicação da doença e oferecida gratuitamente pelo SUS aos bebês prematuros e portadores de doenças pulmonares ou cardíacas congênitas. As Unidades de Saúde responsáveis pela aplicação do Palivizumabe; Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena, porém os municípios pertencentes a essas regionais de saúde, as crianças devem procurar esses locais.

Em adultos e crianças com condições normais de saúde, a infecção pelo vírus pode se apresentar apenas com sintomas de um resfriado forte. Nos pequenos que pertencem a um grupo de risco, como cardiopatas, com prematuridade extrema ou com doenças pulmonares crônicas, o vírus pode se apresentar da forma grave, trazendo complicações, como quadros de bronquiolite ou de pneumonia, inclusive com a necessidade de internação hospitalar por dificuldade respiratória aguda.

Algumas crianças têm a imunidade mais baixa, e a medicação vai proteger caso ela tenha contato com o vírus. O palivizumabe diminui o risco de contrair a forma grave da infecção. Por isso, seguir a recomendação médica e concluir o esquema de imunização são fundamentais para este grupo, orienta Annemarie.

De acordo com a diretora hospitalar, Raissa Bretas, na unidade hospitalar, a imunização é feita em crianças com cardiopatias congênitas, menores de dois anos, mediante encaminhamento médico. A aplicação do medicamento é realizada em horários previamente agendados.

De caráter sazonal, a circulação do vírus é entre os meses de fevereiro e junho, que aumenta a incidência de gripe ocasionada pelo vírus.

João Guilherme Anacleto da Silva, 4 meses, nasceu prematuro, foi imunizado pela primeira vez contra o vírus. A mãe do pequeno, Vanessa Anacleto, diz se diz aliviada e grata por ter acesso de forma gratuita pelo SUS [Sistema Único de Saúde] e ter à medicação e por poder proteger seu bebê.

Segundo a enfermeira, Janaine Costa, neste mês de janeiro de 2023 aproximadamente 16 crianças receberam a medicação no HM. Por isso é importante que a população saiba da aplicação do medicamento Palivizumabe.

A secretária de Saúde, Lucilene André, destaca também que os pais ou responsáveis podem conversar com o médico que está acompanhando suas crianças, para avaliar a necessidade de tomarem o imunobiológico.

O imunobiológico utilizado para prevenir este vírus é disponibilizado pelo Governo de Rondônia por intermédio da Coordenação Estadual de Imunizações para distribuição.  Graças a Deus, nossas crianças tem essa oportunidade de se proteger contra esse vírus, ressalta o prefeito Aldo Júlio.