SEMUSA

Secretaria de Saúde, Obras e Recicoop realizará em Rolim de Moura mutirão de limpeza contra a dengue

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciará na próxima semana as ações do mutirão de combate à dengue em todo o município.

A SEMUSA está em alerta, para evitar a proliferação do inseto e consequentemente a disseminação de enfermidades graves. Um trabalho conjunto envolvendo equipes das Secretarias de Saúde, Cooperativa Recicoop e Secretaria de Obras.

Durante o mutirão os materiais devem ser depositados em frente às residências, devidamente separados, ensacados ou em caixas para coleta, os criadouros removíveis, como garrafas, potes e vasilhas de plástico, entre outros recipientes.

“Precisamos da ajuda de todos nesta luta, mesmo com o trabalho que desenvolvemos de forma contínua. A contribuição de cada um é importante para que não tenhamos surtos ou epidemias. Estamos em alerta e contamos com o empenho da população”, explica a coordenadora de epidemiologia, Janaina Travassos.

No período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Hoje no município o principal criadouro, são as fossas abertas, explica Janaina.

Quem tiver pneus velhos em casa, pode levar e descartar no Endemias, localizado na avenida Florianópolis, ao lado da Vigilância Sanitária, centro.

“Iremos iniciar as ações de prevenção com a limpeza de lugares que possuem água parada. Será feito um trabalho minucioso de visitação em cada residência com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para que conscientizem os moradores e buscar a eliminação dos focos de mosquito”, disse a secretária de Saúde, Lucilene André.

Segundo o prefeito Aldo Júlio, é importante que a população mantenha sempre suas casas e quintais limpos evitando o acumulo de água. Manter a cidade limpa e sem criadouro do mosquito é um dever de todos.

Confira o cronograma do mutirão de limpeza;

20/02/2023- Bairros: Jardim Tropical, Assis Barroso e Condomínio PM

Localidades: Rio Anta entre a Av. 25 de agosto, Rua Brasflorest e Av. Brasília