SEMUSA: Profissionais da Atenção Básica de Saúde em Rolim de Moura são capacitados sobre Leishmaniose e Esquistossomose
Para atualizar os profissionais de saúde da Atenção Básica sobre a conduta a ser adotada nos casos de diagnóstico da Leishmaniose Visceral e Esquistossomose, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou um treinamento sobre a doença.
Capacitação aconteceu no auditório da Faculdade Estácio-FSP, contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros da Estratégia e Saúde da Família do município de Rolim de Moura, Castanheiras, Novo Horizonte do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Nova Brasilândia e Santa Luzia. O encontro foi realizado pela equipe técnica da Agevisa-RO e foi abordado sobre as orientações gerais sobre leishmaniose e Esquistossomose, profilaxia de tratamento, tipos de doses que se devem usar e fluxo de atendimento do município quanto à notificação, referência e encaminhamento do paciente.
A Esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.
Já a leishmaniose é uma doença infecciosa, transmitida por inseto vetor e o cão é a principal fonte de infecção. É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia. Quando não tratada, pode matar em mais de 90% dos casos.
Estamos realizando essa capacitação porque geralmente quem é acometido com a doença chega primeiro nas Unidades Básicas de Saúde, então é importante que esses profissionais da atenção primária saiba identificar sinais e sintomas para diagnosticar precocemente e começar o tratamento o quanto antes, explicou a diretora da Atenção Básica, Jéssica Louback.
De acordo ainda com a secretária de saúde, Lucilene André, isso facilita tanto o trabalho como o atendimento prestado, porque as informações repassadas aqui vão auxiliar na identificação da doença de forma correta e na escolha do tratamento adequado, evitando o agravamento dos casos, ressaltou.
Nosso objetivo é capacitar nossos profissionais e fortalecer a nossa rede de saúde para receber essas pessoas, detalha o prefeito Aldo Júlio.