SEMUSA

Secretaria Municipal de Saúde em Rolim de Moura promove evento de prevenção e combate à Hipertensão Arterial

Com a intenção de informar, prevenir, identificar e controlar a pressão arterial, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou o curso Saúde com o Agente. O trabalho foi realizado com os idosos, tema de hipertensão, um trabalho na prática com os Agentes Comunitários de Saúde incentivados a aferir a pressão arterial da população.

A ação aconteceu no barracão da igreja Católica do bairro São Cristóvão e contou com palestras educativas e orientações visando o cuidado e controle das doenças crônicas (hipertensão, diabetes e obesidade).

Ação foi coordenada pela enfermeira Dayane Ferreira e do Dr. Helber Janes e teve a participação conjunta de todos os Agentes Comunitários de saúde – ACS’s.

De acordo com o médico Dr. Helber Janes, a hipertensão, chamada de pressão alta, ocorre quando a pressão arterial se mantém sistematicamente igual ou maior que 140 por 90 mm/Hg. A pressão pode se elevar por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem, explica.

A hipertensão pode levar a diversas complicações, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência renal crônica, destaca enfermeira Dayane.

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Jéssica Louback, uma vez identificada a hipertensão, o cidadão é encaminhado para consulta médica ou de enfermagem. “É importante termos o diagnóstico, pois a hipertensão arterial é silenciosa e se não tratada pode ter graves consequências para a saúde”, destaca.

Segundo a secretária de Saúde, Lucilene André, essas complicações podem ser evitadas com prevenção e controle, mas para isso os hipertensos precisam conhecer a sua condição e se manter em tratamento.O Prefeito Aldo Júlio, ressalta a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. “O segredo é medir a pressão, então é só assim que vai descobrir se é ou não hipertenso, vamos cuidar da saúde.