SEMAS

Campanha Faça Bonito divulga combate ao abuso e exploração sexual de crianças em Rolim de Moura

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Rolim de Moura (RO), por meio do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, em parceria com a toda a rede e Sociedade Civil, desenvolveu nesta Quinta-Feira (18), ação de encerramento da Campanha Faça Bonito – Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante o mês de abril foram realizados palestra para crianças e orientação técnica aos profissionais da Instituição Pastoral do Menor, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV, Escola José Rosales dos Santos – Distrito Nova Estrela.

Na semana de  15 a 19 de maio foram desenvolvidos ações de mobilização e conscientezação da sociedade; Foram realizado Pitstop em frente as escolas: João Batista, CTPM-VIII – Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Valdecir Sgarbi, Dionisio Quintino e a creche Altenir Tavares. E com finalização no dia 18 de Maio, foi desenvolvido Pitstop no período matutíno no Centro Comercial (Shopping) e no período da tarde, na feira  e nos semáforos  da 25 de agosto, próximo a caixa econômica.

De Janeiro a Maio de 2023 o CREAS está com 14 casos de abuso sexual de crianças e adolescentes em acompanhamento psicossocial.

O Objetivo da Campanha Faça Bonito visa conscientizar, alertar e enfrentar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Este ano a Campnha completa 50 anos de combate e luta.

Sônia Cristina, Diretora do CREAS ressalta: “Considerando a complexidade dos crimes de violência sexual e a fragilidade em que as vítimas se encontram, é muito importante que o trabalho de acompanhamento psicossocial desta vitima e familias seja feito com bastante cuidado. É necessário lembrar que a repetição dos fato ocorrido pode causar sofrimentos à vítima”.

A secretária municipal de assistência social. Sandra Miranda agradece todos os envolvidos nas ações de combate à exploração sexual infantil e o poder público de Rolim de Moura tem se esforçado todo os dias para proteger as crianças de todo tipo de violência.
Ela lembrou que a população pode contribuir de maneira decisiva com combate à valência sexual utilizando os canais de comunicação que são colocados à disposição de forma anônima:

Canais de denúncia: Disque 100(ligação gratuita).
Policia militar – 190.
Conselho Tutelar – (69) 9 8411-4374 ou conte para alguém de sua confiança e peça para denunciar.