SEMUSA

Secretaria de Saúde de Rolim de Moura promove encontro Outubro Rosa

Na tarde do último sábado, dia 4 de novembro, a Prefeitura de Rolim de Moura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), realizou o evento do “Outubro Rosa”, que é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama e colo de utero. O encontro foi realizado no Clube Flores e Festas.

O evento foi marcado por diversas atividades, que incluíram a participação do Clube de Danças AZIZA (Dança do Ventre), palestras ministradas por profissionais da saúde, um coffee break e sorteio de brindes.

Janete Lins, Secretária Adjunta da Saúde, expressou sua satisfação pela realização do evento e agradeceu a toda a sua equipe, à administração municipal, à SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) e a todos os envolvidos no evento.

“O objetivo deste evento é lembrar a campanha e incentivar o diagnóstico precoce das doenças. Temos a responsabilidade de disseminar informações e promover o tratamento para as muitas mulheres que enfrentam o câncer”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Marcel Leme.

O prefeito Aldo Júlio também comentou sobre a realização do evento: “A prevenção é o melhor caminho para combater o câncer de mama e colo do utero. Essas ações que acontecem durante o Outubro Rosa, são um complemento do trabalho preventivo”, afirmou ele.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ficando atrás apenas do câncer de pele. Nas mulheres, essa variação da doença é a mais incidente, não só no Brasil, como também no mundo. Receber o diagnóstico de uma doença tão perigosa é complicado, pois além dos desafios físicos que o enfrentamento de um câncer exige, existem os impactos que o tratamento causa na saúde mental do paciente.

Sobre o câncer de colo do útero.

Segundo informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer) no Brasil, excluídos os de tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para o ano de 2023, foram estimados 17.010 novos casos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.

Sobre o Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.