SEMUSA

CER de Rolim de Moura realiza comemoração ao Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), por meio do Centro Especializado em Reabilitação – CER II de Rolim de Moura, organizou um dia repleto de atividades destinadas aos pacientes e seus familiares. O objetivo desta iniciativa é fomentar a conscientização acerca do Transtorno do Espectro do Autismo, fornecendo apoio às famílias no processo de diagnóstico, acompanhamento e destacar as necessidades e direitos das pessoas por meio dos serviços oferecidos pelo CER.

Embora o CER II não seja exclusivamente voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dados recentes revelam um número significativo de crianças com autismo em nossa comunidade. “Hoje, nosso município enfrenta uma demanda crescente de crianças em processo de investigação e aquelas com diagnósticos já confirmados, evidenciando a necessidade real de estímulos precoces, interações e suporte acolhedor oferecido a esses pacientes e suas famílias”, ressaltou a diretora Carla Daniela Mota.

A unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, neuropsicólogos, nutricionistas e enfermeiros.

Sobre o transtorno do espectro autista (TEA)

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content