AGERROM

Rolim de Moura: Contram participa da Campanha Maio Amarelo

Neste ano, a campanha aborda o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”

A Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtran) de Rolim de Moura (RO) chama está desenvolvendo algumas atividades da campanha Maio Amarelo. A campanha é nacional e no município é realizada pela Comtran em parceria com a Ciretran/Detran RO em parceria com a associação Mulheres de Lenço. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, só no primeiro quadrimestre de 2021 foram registrados 135 acidentes de trânsito em Rolim de Moura.

O gerente de trânsito da Comtran, Valdinei Adriano Gonçalves, relata que esses números podem ser maior, pois em alguns acidentes os condutores fazem acordo sem comunicar o fato as autoridades e pede muita cautela aos condutores rolimourenses para baixar esses índices.   Ele também explicou que faixas com o tema da campanha deste ano foram colocadas em pontos estratégico nas ruas do município para chamar a atenção dos condutores.

Parar na faixa de pedestre, usar a cadeirinha para as crianças e não dirigir usando o celular são alguns dos exemplos de como agir de forma respeitosa e responsável. A consequência disso são menos acidentes e menos mortes. Essa é a mensagem da campanha Maio Amarelo 2021.

O trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31 mil vidas perdidas.

O Maio Amarelo nasceu em 2014 com intuito de chamar atenção da sociedade e gerar debate e medidas efetivas para melhorar a segurança do trânsito.

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito.