ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 10/06/2017

 

Comtran de Rolim de Moura participa de Reunião sobre Municipalização de Trânsito em Ji-Paraná

 

Em Rondônia dos 52 municípios apenas oito municípios municipalizaram o trânsito e Rolim de Moura se inclui nos 8

O encontro realizado na sala de reuniões da Prefeitura do Município de Ji-Paraná (RO), que contou com a Presença do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi. O município de Rolim de Moura participou a convite do vice-prefeito Marcito Pinto (PDT).

 Participaram da reunião gestores de trânsito dos municípios de Ouro Preto, Espigão do Oeste, Rolim de Moura e Jaru. Todos receberam informações técnicas de como ampliar ou implantar os órgãos locais de trânsito.

O objetivo da reunião foi discutir os detalhes sobre a proposta de municipalização do trânsito em todos os municípios do Estado. Vicenzi citou Ji-Paraná como um bom exemplo a ser seguido pelos gestores municipais que ainda não assumiram a responsabilidade pelo planejamento, fiscalização e educação do trânsito local, que será municipalizado.

Na municipalização as prefeituras serão responsáveis pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.

“Ji-Paraná é um incentivo para que outras cidades de Rondônia façam a implantação de uma estrutura própria. Em Rondônia apenas oito municípios municipalizaram o trânsito, como previsto no Código de Trânsito Brasileiro. E Ji-Paraná saiu na frente, pois criou a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), em 2001 e está avançando cada vez para tornar o trânsito local mais seguro”, explicou o diretor do Denatran.

O vice-prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, parabenizou a iniciativa do diretor do Denatran em visitar os municípios para entender as diferentes realidades. “Essa visita é muito importante para que consigamos mostrar o que está acontecendo nas cidades,  nossas dificuldades sobre como o Departamento Nacional de trânsito pode nos dar mais suporte para que de fato avancemos na gestão de trânsito e consigamos diminuir os acidentes”, disse Marcito Pinto.

Roger Ratier, Gerente de Trânsito do COMTRAN, Rolim de Moura, explicou a importância da municipalização do transito. " Com a municipalização do transito os municípios tem mais autonomia, porém todos devem contribuir com um trânsito seguro, sendo importante a parceria entre a União, Estado e Município. O grande beneficiário, acaba sendo a população local", explicou Roger.

Outro assunto apresentado na reunião foi a divulgada das normas do XVI Prêmio DENATRAN que deve fomentar atitudes positivas no trânsito, com premiação que varia entre R$ 5 e R$ 30 mil reais, divididos em 12 categorias. O regulamento está disponível no site www.denatran.gov.br/municipios/orgaosmunicipais.asp

MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO

1 - Ariquemes – Diretoria Municipal de Trânsito;

2 - Buritis – Departamento Municipal de Trânsito Rodoviário e Mobilidade Urbana

3 - Cacoal – Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito

4 - Jaru – Gerência Municipal de Trânsito

5 - Ji-Paraná – Empresa Municipal de Transportes Urbanos

6 - Porto Velho – Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito

7  - Rolim de Moura – Coordenadoria de Trânsito

8 - Vilhena – Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.