ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 23/01/2018

 

Janeiro Roxo: UBS de Rolim de Moura realizam conscientização em relação ao diagnóstico e tratamento da Hanseníase

 

Janeiro é mês de mais uma campanha voltada para a saúde: é o “Janeiro Roxo”, mês de conscientização sobre a Hanseníase. Segundo a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), instituição responsável pela campanha, a doença coloca o Brasil em segundo lugar no número de casos, que neste ranking perde apenas para a Índia.

Em Rolim de Moura (RO) as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo ornamentadas com o tema da cor em questão, o “Janeiro Roxo”. Conforme orientação da AGEVISA-RO, as Unidades Básicas de Saúde deverão desenvolver ações pertinentes ao combate e prevenção à Hanseníase.

Nesta quinta-feira (25/01), na Unidade de Saúde Albert Sabin às 19h acontecerá a noite da mancha. O evento municipal terá Médicos examinando pacientes com manchas suspeitas, diagnóstico de possíveis casos e orientações aos pacientes sintomáticos, além de palestras e esclarecimentos.

 

“Esta é uma doença contagiosa e infecciosa que causa machas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, alteração da sensibilidade, sensação de formigamento ou dormências nas extremidades do corpo, entre outros sintomas” Explicou a enfermeira Milanne Vicente.