ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 24/01/2018

 

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar funciona desde 2017 no Hospital Municipal

 

Quando uma bactéria causa transtornos em um hospital, vem à tona a importância da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Uma comissão que é responsável por uma série de medidas, como o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalização da limpeza e desinfecção de utensílios e ambientes. Esta equipe é formada por profissionais treinados ou com especialização no assunto como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros.

Um hospital é um centro onde bactérias, vírus e outros microorganismos podem ser transmitidos de uma pessoa para outra e onde indivíduos, considerados de risco, frequentam: bebês, idosos, pacientes com sistema imunológico deprimido ou que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos. É para proteger estas pessoas e também quem as trata que a (CCIH) atua, visando controlar as infecções hospitalares por meio de ações que previnam e reduzam a sua incidência.

 

O Hospital Municipal Amélio João da Silva de Rolim de Moura (RO) conta, desde o ano de 2017, com uma equipe de excelência na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que está subdividida em Núcleos:

Núcleo de Segurança do paciente: Coordenadora Dilcinéia Paz

Núcleo de Segurança do Servidor: Coordenadora Daniela Mota

Núcleo de Segurança ao Ambiente: Dr. Antônio Augusto

Núcleo de Segurança ao Visitante: Coordenadora Lucimeire Lagasse

Núcleo de Vigilância Epidemiológica: Coordenadora Lucimeire Lagasse

Núcleo Laboratorial Hospitalar: Coordenador Vanderlei

 

“Esse grupo de trabalho nos ajuda incorporar ações de vigilância, monitoramento e controle dessas infecções nas rotinas dos estabelecimentos de saúde”, explicou o Secretário de Saúde Dr. Jorge Tenório.